Ativos

Quanto valem os ativos da sua empresa?

O Laudo de Avaliação Patrimonial é previsto na legislação para comprovar os valores atribuídos aos bens em geral. Para isso, a ValuConcept conta com uma equipe de profissionais qualificada para elaborar Laudos de Avaliação Patrimonial de acordo com a necessidade de cada empresa. Laudos estes que atendem todas as exigências legais DL 6404, Lei 11.638/07, Lei 11.941/09, CPC 01, 04, 27, 28, 29, 37, 43, ICPC 10 e Deliberação da CMV em consonância com as Normas Internacionais de Contabilidade IFRS, IVSC – Internacional Valuation Standard Council.

Além de avaliações, a ValuConcept oferece serviços de  controle patrimonial para que sua empresa padronize e organize os procedimentos visando uma gestão eficiente do patrimônio por meio de controle por contas, incorporações e espécies, além de baixas e transferências (totais, parciais, individuais ou em grupos, entre departamentos, unidades, filiais, etc.). Serviços estes que são de acordo com as normas IFRS, Lei 11.638/07, preceitos do CPC e resolução CFC 1255/09, organizando os ativos para o teste de impairment.

O processo de avaliação de ativo imobilizado consiste na determinação dos valores de mercado do bem, por meio de metodologias e técnicas consagradas da área de engenharia de avaliações, bem como atribuição de seu valor residual de acordo com a aplicação e destinação posterior do bem ao período de utilização. Para execução destes serviços a Valuconcept dispõe de profissionais de diversas áreas, tais como administração, contabilidade, engenharia, arquitetura e agronomia. A ValuConcept tem a experiência técnica necessária para realizar a avaliação de ativo imobilizado como imóveis, propriedade para investimentos, máquinas e equipamentos, móveis e utensílios, veículos, obras de arte, objetos de decoração, ativos biológicos, dentre outros, de modo que os Laudos elaborados respeitam as especificações da NBR 14.653 da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas e do IBAPE – Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícia de Engenharia. Os Laudos de avaliações são registrados no CREA – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia e no CAU – Conselho de Arquitetura e Urbanismo, estando classificada como avaliação de precisão, com adequação à DL 6404, Lei 11.638/07, Lei 11.941/09, CPC – Comitê de Pronunciamentos Contábeis por meio dos Pronunciamentos Técnicos CPC 01, CPC 04, CPC 27, CPC 28, CPC 29, CPC 37, CPC 43, ICPC 10 e Deliberação da CVM – Comissão de Valores Mobiliários em consonância com as Normas Internacionais de Contabilidade – IFRS, IVSC – Internacional Valuation Standard Council.Os serviços de avaliação de ativos imobilizados são indicados para o cumprimento das normas contábeis vigentes (IFRS), para processos de venda ou aquisição, locação do bem, utilização do patrimônio como garantia na tomada de recursos, contratação de seguros com base em valores reais, processos de fusões, cisões e aquisições/incorporações, de abertura e aumento de capital, dentre outros.
Um ativo imobilizado de qualquer empresa é depreciado considerando sua vida útil e seu valor depreciável, com isso a vida útil de um ativo é o período durante o qual o ativo espera-se seja utilizado por ela, não sendo necessariamente a vida econômica do ativo. O valor depreciável é a diferença entre o valor contábil e o valor residual, que é o valor estimado do ativo ao final da sua vida útil. A legislação contábil vigente exige que a vida útil e o valor residual do imobilizado seja revisada no mínimo a cada exercício, sendo a primeira delas no saldo de abertura do exercício social iniciado a partir de 1º de janeiro de 2010. A revisão de vida útil dos ativos consiste na determinação do valor de vida útil econômica dos ativos como benfeitorias dos imóveis, máquinas e equipamentos, móveis e utensílios, veículos, dentre outros, alinhada de acordo com o seu efetivo uso, manutenções e exposições de utilização, determinando novas taxas de depreciação aos ativos com base na sua vida útil econômica estimada. O laudo apresenta o valor de vida útil econômica de um ativo (CPC 27 – IAS 16) determinado pela metodologia, assim como as novas taxas de depreciação dos ativos considerando a sua vida útil econômica estimada. Para execução destes serviços a ValuConcept dispõe de profissionais de diversas áreas, tais como administração, contabilidade, engenharia, arquitetura e agronomia. A ValuConcept tem a experiência técnica necessária para realizar a revisão de vida útil de ativos de modo que os Laudos elaborados respeitam as especificações da NBR 14.653 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícia de Engenharia (IBAPE). Os laudos atendem também aos Pronunciamentos do IVSC – Internacional Valuation Standard Council.Os serviços de revisão de vida útil de ativos imobilizados são indicados para o cumprimento das normas contábeis vigentes (IFRS) e Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC 27 – IAS 16).
Organização e padronização dos procedimentos de controle do imobilizado visando adequação a legislação contábil vigente e evitar fraudes. Na etapa inicial, é realizado o inventário físico e emplaquetamento dos bens, que tem por objetivo a verificação da existência física dos ativos e condições de uso. Depois são implantadas normas e procedimentos que contemplam a utilização de termos de responsabilidade e a realização de conciliação físico contábil dos ativos. Estes serviços são indicados para adequação da legislação contábil vigente, evitar fraudes, permitir a execução de inventários periódicos, padronização da descrição e codificação dos ativos num sistema de controle patrimonial, controle da depreciação por centro de custos e baixa de ativos obsoletos e fora de uso.